text_klarna_popup

Clareza do Diamante

A transparência do diamante é um dos 4 Cs da qualidade do diamante. No nosso guia de clareza do diamante, explicamos tudo o que precisa de saber sobre a clareza do diamante para que possa encontrar o diamante perfeito para as suas jóias.

O que é a pureza do diamante?

A pureza do diamante é a avaliação das imperfeições dentro de um diamante. Aqueles com a menor quantidade de defeitos terão um grau de clareza mais elevado e, por sua vez, serão avaliados significativamente mais alto. As falhas na superfície do diamante são chamadas de manchas, e os defeitos internos são conhecidos como inclusões.

O que são inclusões de diamante?

As inclusões de diamante são falhas naturais encontradas num diamante. Elas podem ter uma aparência preta, cinzenta ou branca. As inclusões são criadas naturalmente devido ao calor e pressão extremos no manto da Terra durante a formação do diamante. Os diamantes podem demorar entre um a três mil milhões de anos a crescer na Terra, pelo que as hipóteses de encontrar um diamante perfeito são baixas, razão pela qual os diamantes sem falhas são raros e valiosos.

Como medir a pureza do diamante?

A claridade do diamante é medida avaliando as imperfeições sob uma ampliação de 10x, que é o padrão para classificar a claridade do diamante. Vários fatores são levados em consideração ao medir a clareza do diamante, tais como

  • Número de inclusões.
  • Posição das inclusões.
  • Natureza das inclusões.
  • Tamanho das inclusões.
  • Cor das inclusões.

Gráfico da escala de claridade do diamante

A tabela de clareza do diamante mostra que a escala de clareza dos diamantes varia de Flawless (FL) a Inclusion (I1), sendo Flawless o mais desejável.

FL - Impecável

Os diamantes Flawless (FL) não têm manchas ou inclusões visíveis sob uma ampliação de 10x. Os diamantes classificados como Flawless são muito raros, pois as inclusões ocorrem naturalmente.

IF - Internamente Impecável

Os diamantes Internamente Impecáveis (IF) não têm inclusões visíveis sob uma ampliação de 10x.

VVS1/VVS2 - Inclusão Muito Muito Ligeira

Os diamantes Very Very Slight Inclusion (VVS1/VVS2) têm apenas pequenas inclusões que são difíceis de serem vistas por um classificador experiente sob uma ampliação de 10x.

VS1/VS2 - Inclusão muito leve

Os diamantes com Inclusão Muito Leve (VS1/VS2) têm inclusões menores que podem ser vistas com esforço sob uma ampliação de 10x.

SI1/SI2 - Ligeira Inclusão

Os diamantes com ligeira inclusão (SI1/SI2) têm inclusões perceptíveis sob uma ampliação de 10x.

I1 - Inclusão

Os diamantes com inclusão (I1) têm inclusões que são óbvias sob uma ampliação de 10x. As inclusões afectam o brilho e a transparência do diamante.

Como a claridade afeta um diamante?

A claridade afeta um diamante e sua capacidade de brilhar. Um número elevado de inclusões pode afetar a transparência e o brilho de um diamante. Um diamante com muitas inclusões parecerá opaco e sem brilho em comparação com um com muito poucas ou nenhuma inclusão.

Qual é a melhor claridade para um diamante?

A melhor claridade para um diamante é Flawless (FL), mas isso não significa necessariamente o diamante mais bonito. É sempre importante considerar os 4 Cs da qualidade do diamante e como eles se afectam uns aos outros. Por exemplo, o quilate do diamante pode afetar a visibilidade das inclusões, uma vez que as inclusões são provavelmente mais visíveis num diamante maior do que num diamante mais pequeno com a mesma pureza.

Cor e claridade do diamante

A cor e a clareza do diamante são muito diferentes. A claridade do diamante refere-se às imperfeições dentro de um diamante, enquanto a cor do diamante refere-se à tonalidade ou matiz de um diamante. Embora sejam avaliadas de forma diferente, a clareza e a cor podem trabalhar harmoniosamente em conjunto para obter o diamante perfeito. Por exemplo, uma pequena quantidade de cor num diamante pode ser uma coisa boa, pois pode ajudar a mascarar quaisquer inclusões que ele possa ter.

Se pretende comprar jóias como um anel de diamante, o peso em quilates, o corte do diamante e a cor devem ser considerados juntamente com a clareza do diamante para escolher o melhor diamante para o seu orçamento. Para mais informações sobre os 4 Cs, consulte o nosso guia de educação sobre diamantes.

Junte-se a nós @diamondsfactoryworld

@diamondsfactoryworld