É de lei no Reino Unido que cada artigo de metal precioso vendido, como platina, ouro, prata, seja gravado com a indicação do tipo de metal. As peças em platina que pesam menos de 0,5 gramas, as peças em ouro de 18 quilates e paládio que pesam menos de 1,0 gramas e as peças em prata que pesam menos de 7,78 gramas estão isentas de marca de autenticidade.
Na Diamonds Factory todos os nossos produtos recebem a marca de autenticidade de acordo com a lei de marcação de autenticidade do Reino Unido da Contrastaria de Londres (The GoldSmith Company)
Onde começou marca de autenticidade
A Contrastaria da The Goldsmiths' Company é a mais antiga contrastaria do Reino Unido. Presta serviços de marcação desde a fundação da The Goldsmiths' Company, por volta de 1300. A empresa recebeu a sua carta real em 1327 e ocupa o 5.º lugar na ordem de precedência das 12 Grandes Livery Companies da cidade de Londres.
A marcação de autenticidade remonta aos anos 1300, quando Eduardo I de Inglaterra aprovou uma lei que exigia que qualquer objeto feito de prata, que fosse posto à venda, fosse, pelo menos, de qualidade igual à da moeda do reino (moeda de prata). Os guardas da The Goldsmiths' Company foram incumbidos de visitar oficinas na cidade de Londres para contrastar (testar) artigos de prata. Se estes artigos fossem considerados de qualidade inferior à norma, eram inicialmente destruídos e o metal confiscado para o Rei. Se passassem, cada artigo recebia a marca de autenticação do Rei - a marca de uma cabeça de leopardo. Em 1478, existiam várias centenas de oficinas e comerciantes que fabricavam artigos de prata na cidade de Londres. Não era possível aos guardas visitá-los a todos, pelo que se ordenou aos comerciantes que trouxessem os seus artigos até Goldsmiths' Hall para serem testados e marcados, tendo sido criada uma Contrastaria permanente no edifício. Esta é a origem do termo "hallmark" (marca de autenticidade, em inglês) - batido com a marca do Rei's em Goldsmiths' Hall.
Em 1544, a Goldsmith's Company adotou a marca do Rei's como a sua marca de cidade e a marca da cabeça de leopardo é agora internacionalmente reconhecida como a marca desta contrastaria.
Hoje em dia
A Contrastaria da The Goldsmiths's Company continua sediada em Goldsmiths's Hall e continua a ser a empresa mais antiga da Grã-Bretanha a exercer continuamente a sua atividade no mesmo local. No entanto, também tem dois escritórios satélite: em Greville Street, em Hatton Garden, no coração do bairro da joalharia de Londres, e num complexo de alta segurança perto do aeroporto de Heathrow, em Londres. Atualmente, dispõe de novas instalações no fabricante de joias de Dalston, a Allied Gold. Esta é a primeira vez nos 700 anos de história da Contrastaria que esta abre serviços permanentes de marcação nas instalações de um cliente.
Para além da marcação de autenticidade, o instituto alargou agora a sua gama de serviços para apoiar o comércio de joias e as autoridades responsáveis pela aplicação da lei. Oferece uma variedade de serviços analíticos especializados, incluindo testes de níquel, chumbo e cádmio, datação de pratas antigas, análise de composição não destrutiva, medição da espessura do revestimento e um serviço de fusão e avaliação de sucata de metais preciosos realizado no seu laboratório totalmente independente no local. Outros serviços oferecidos são um serviço de avaliação de joias, marcação a laser, assistência a normas comerciais, fotografia de alta qualidade e uma gama abrangente de seminários de formação e educação, palestras e eventos especializados.
Saber mais